Uma blitz da água. Foi assim que o escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) de Curitiba decidiu conscientizar a população da Capital sobre o uso racional da água. A ação de educação ambiental, em parceria com a Sanepar, ocorreu nesta segunda-feira (24), ainda como forma de celebrar o Dia Mundial da Água, no sábado (22), e distribuiu 960 copos de 200 mililitros (ml) – 192 litros de água potável.
Juntamente com o líquido, os motoristas que passaram pelo cruzamento das ruas Engenheiros Rebouças e Conselheiro Laurindo, no bairro Rebouças, receberam informativos de ações que podem contribuir para a preservação dos recursos hídricos, incluindo o descarte correto do recipiente plástico.
“Pequenos gestos diários, como fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, consertar vazamentos ou usar a água de forma consciente, fazem uma grande diferença para o planeta”, destaca a chefe regional do IAT em Curitiba, Daniela Nicole Ferreira.
“Foi, sem dúvida, uma ação que trouxe muitos resultados positivos, a começar pela reflexão das pessoas. Quem pegou o copo, leu o cartão e se sensibilizou. Vimos que a atitude gerou impacto e será retribuída com a mudança de hábitos em favor da natureza”, acrescenta Daniela.
Diante da boa aceitação da proposta, a equipe já planeja realizar iniciativas semelhantes em outras datas do calendário ambiental, como o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. “Queremos criar vínculos por meio da educação ambiental”, afirma a chefe.
O diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, destaca a importância da conscientização para a preservação dos recursos hídricos. “A Sanepar apoia iniciativas que reforçam o compromisso com a sustentabilidade. Neste processo, a conscientização é fundamental para a preservação dos recursos hídricos e garantir o acesso à água potável”, afirma.
OUTRAS AÇÕES– Além da Blitz da Água, equipes do IAT promoveram a soltura de 500 mil peixes de espécies nativas no Rio Passaúna e a regeneração de 264 hectares de mata ciliar com o plantio de mudas típicas da região como forma de comemorar o Dia Mundial da Água. O órgão ambiental também iniciou o estudo inédito para mapear e compreender as características de todos os recursos hídricos do Paraná.
Confira algumas dicas para ajudar a promover o uso racional da água:
- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa as mãos
- Ao lavar a louça, feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo
- Conserte vazamentos o mais rápido possível
- Evite o uso excessivo de mangueiras para lavar calçadas ou veículos
- Reutilize a água sempre que possível, como a da máquina de lavar roupas, para a limpeza doméstica
- Os banhos devem ser rápidos: apenas cinco minutos de chuveiro consomem de 70 a 100 litros de água, dependendo do modelo do aparelho
- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga
- Nas caixas de descargas acopladas, coloque dentro uma garrafa PET de 1,5 ou 2 litros fechada, com água ou areia. Com isso, a cada descarga, há uma economia de 1,5 l ou 2l
- Faça o descarte correto de resíduos para evitar a contaminação de rios e nascentes
Mín. 20° Máx. 32°