Sábado, 21 de Dezembro de 2024
19°C 27°C
Sarandi, PR
Publicidade

Educação: Brasil está abaixo da média em pensamento criativo

Doutora em educação aponta fatores que contribuem para o desempenho do Brasil e ressalta importância do pensamento criativo e crítico. Na sua visão...

Neymar Bandeira
Por: Neymar Bandeira Fonte: Agência Dino
14/11/2024 às 14h05
Educação: Brasil está abaixo da média em pensamento criativo
Imagem de Freepik

Estudantes brasileiros têm desempenho abaixo da média dos demais países em termos de pensamento criativo, aponta um ranking compilado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e repercutido pela Agência Brasil. A liderança ficou com Singapura, ao passo que o Brasil ocupa a 49ª posição da lista.

Na visão de Lhays Marinho, supervisora pedagógica de grandes negócios na Jovens Gênios e doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o dado da OCDE é preocupante. O desempenho do Brasil mostra que o país ainda enfrenta grandes desafios na educação, principalmente em áreas essenciais como a criatividade e o pensamento crítico. 

Essa lacuna reflete a necessidade urgente de políticas educacionais que promovam uma abordagem mais voltada ao desenvolvimento dessas competências, analisa Marinho. Ela destaca também a adaptação dos métodos de ensino para preparar melhor os estudantes

“Alguns fatores contribuem para essa posição. Entre eles, estão as desigualdades regionais e econômicas, que limitam o acesso a uma educação de qualidade; a defasagem no investimento em infraestrutura educacional e em formação docente; e, em alguns casos, a falta de incentivo a práticas pedagógicas que valorizem o pensamento crítico e a criatividade”, diz.

Marinho acrescenta ainda que se trata de um “cenário que exige esforços conjuntos para superar barreiras e garantir que todos os estudantes tenham as mesmas oportunidades de desenvolver essas habilidades essenciais”.

Importância da criatividade e do pensamento crítico na educação

A profissional reforça que, no século XXI, as competências essenciais para o sucesso dos estudantes vão além do conhecimento técnico e acadêmico. Entre essas competências, o pensamento crítico e a criatividade são vistas como fundamentais na formação de indivíduos preparados para enfrentar desafios complexos e se destacarem em suas futuras carreiras.

A criatividade é a habilidade de gerar ideias novas e originais, de ver conexões entre conceitos aparentemente desconexos e de propor soluções inovadoras para problemas complexos.

Já o pensamento crítico envolve a capacidade de analisar informações de maneira lógica e objetiva, questionar suposições e considerar diferentes perspectivas antes de tomar uma decisão. 

“Desenvolver essas habilidades na juventude é fundamental, pois é durante essa fase que as pessoas estão moldando seus pensamentos e valores. Aprender a pensar criticamente e ser criativo desde cedo prepara os estudantes para enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação, ajudando-os a tomar decisões informadas e a inovar em suas áreas de atuação”, afirma.

Jovens Gênios

Marinho usa a Jovens Gênios, empresa de educação e tecnologia na qual atua, para exemplificar como a criatividade e o pensamento crítico podem ser incentivados por meio do ensino: “Ao incorporar metodologias ativas e gamificação, trabalhamos para oferecer um ambiente onde os estudantes não apenas absorvem conteúdo, mas são incentivados a questionar, explorar e criar. Essa abordagem visa superar desafios e contribuir para o aprimoramento da educação no Brasil, preparando os jovens para um futuro dinâmico e repleto de possibilidades”, diz.

A gamificação à qual Marinho se refere é, como o próprio nome sugere, o uso de elementos de jogos para incentivar o aprendizado e o engajamento dos alunos em atividades educacionais. Pontuação, recompensas, níveis, desafios e feedback instantâneo são algumas das mecânicas empregadas na abordagem da plataforma Jovens Gênios. 

Dessa forma, a gamificação pode atrair alunos que, em geral, não se sentem contemplados com o modelo tradicional de educação. Outra característica é o incentivo à colaboração entre os estudantes que, muitas vezes, trabalham em grupo para "vencer" desafios, promovendo o trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico.

Para saber mais, basta acessar: https://www.jovensgenios.com/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários