A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou nesta quinta-feira (15), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, uma operação para desmantelar um esquema fraudulento em licitações de produtos alimentícios fornecidos ao zoológico municipal. A ação, que contou com a participação de 40 policiais civis e quatro peritos da Polícia Científica (PCP), resultou na apreensão de celulares, computadores e documentos.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em empresas distribuidoras de carnes, hortifrutigranjeiros e outros gêneros alimentícios, além das residências de seus representantes. "A operação reflete o comprometimento da PCPR em combater a corrupção no setor público que afeta diretamente a população", afirmou o delegado Lucas Magron.
As investigações, que começaram em outubro de 2020, foram desencadeadas após o Ministério Público determinar uma minuciosa apuração nas condições das licitações e das mercadorias fornecidas. As suspeitas recaíram sobre a possível combinação de propostas entre as empresas participantes dos certames, um conchavo que teria prejudicado a transparência do processo licitatório.
As investigações revelaram uma conspiração elaborada entre os envolvidos. “Após diligências investigativas, foi possível confirmar o conluio entre os investigados, com planilhas de valores pré-definidos para as propostas e até compartilhamento de senhas em plataformas de licitação”, destaca ele.
As investigações prosseguem a fim de apurar o possível envolvimento de servidores públicos nas fraudes.