Nesta quarta-feira (11) o presidente da Casa, Neto Fadel (Patriota) presidiu a segunda sessão ordinária de outubro na Câmara Municipal de Castro, e dentre os requerimentos e projetos de lei apresentado, dois deles tiverem destaque no encontro com os parlamentares.
De autoria do presidente da Casa, o primeiro projeto de lei dá o nome de Armando Bueno Bourguignon à arena do Parque de Exposições Dario de Macedo, na Colônia Castrolanda, segundo o texto do projeto Armando sempre foi um homem trabalhador, íntegro e honesto, era fazendeiro criador de gado na região de Cunhaporanga e dos Pereiras. Era um verdadeiro aficionado por cavalos e eles eram sua principal ferramenta de trabalho e companheiros fiéis. Além da função prática, os cavalos representavam para ele um elo com a natureza e com a liberdade, que tanto valorizava.
O segundo pedido pede a denominação da praça localizada entre as ruas Tapejara, Toledo, Realeza e Palotina, no Distrito do Socavão, de Praça Antonio Costa. Conhecido por todos, Costa era agricultor, mas também se dedicou ao artesanato em couro, produzindo várias peças ao mesmo tempo em que ensinou sua arte aos jovens que se interessavam. Foi um cidadão envolvido com a justa política e grande parceiro dos vizinhos, parentes e amigos. Sempre mantinha um diálogo amigável e de incentivo ao crescimento pessoal e espiritual dos que se aproximavam para conversar.
Os dois pedidos de denominação de espaços públicos apresentam homens que passaram por sua comunidade e que deram exemplo àqueles que estavam ao seu redor, deixando um legado.
Neto destaca o respeito que tem pela história de cada um e que gostaria de eternizar esses homens que foram muito importantes para a comunidade onde estavam inseridos. “Eles são lembrado com muito carinho pelos familiares e amigos; o que fizemos hoje é apenas um pouco do que eles merecem. Armando e Antônio tiveram uma trajetória e hoje pudemos homenageá-los” completou.
Parque Lacustre
Os vereadores Professor Jonathan Barros (Podemos), Jhonnathan Flugel (Podemos), Guto Beck (PP), Jovenil de Freitas (Podemos), Zeca do Abapan (Podemos), Zé Nocera (Patriota), Joel Fadel (Patriota), Gerson Sutil (Podemos) e Neto Fadel solicitaram ao Secretário Municipal de Esportes e Juventude informações sobre a viabilidade de construção de quadra de tênis no Parque Lacustre por ser um local amplo e que já possui quadras de esporte, além de ser um ponto onde os munícipes utilizam para atividades físicas na cidade.
E pediram também a viabilidade de reforma do Ginásio Plínio Menarim, alocação da guarda patrimonial e execução de atividades esportivas e para desportivas no local, fomentando a educação e cultura para crianças e jovens do bairro.
O presidente da Casa destacou que os pedidos são para que a comunidade possa ter mais espaços esportivos e praticas de atividade física. “Temos que incentivar a saúde e nada melhor que o esporte para isso” finalizou.
Parquinho do Parque Lacustre
Beck fez uma indicação e sugestão ao Executivo Municipal e ao Secretário de Meio Ambiente a necessidade de melhorias na drenagem do parquinho infantil do Parque Lacustre, com a sugestão de colocação de grama sintética. O pedido foi feito depois que famílias levaram as crianças ao parque e encontram o local alagado, em épocas de chuva devido à falta drenagem.
Banheiros públicos
Joel Fadel apresentou um requerimento que foi aprovado em sessão e será encaminhado ao Secretário Municipal de Meio Ambiente, que pede informações quanto à possibilidade de instalação de banheiros públicos no Parque Municipal Prefeito Doutor Ronie Cardoso, o pedido reitera o requerimento nº 103/2023.
O local é uma área de lazer, entretenimento e ponto turístico da cidade, o Parque Lacustre recebe muitas pessoas com a finalidade de praticar esportes e ter momentos diários de lazer. A solicitação não pede apena instalação de mais banheiros, mas também serviços de higienização e manutenção periódica com o intuito de oferecer estrutura com higiene, privacidade e bem-estar aos frequentadores.
Outro pedido
Joel apresentou mais uma vez a o requerimento ao Prefeito e a Secretária Municipal de Educação quanto à possibilidade de instalação de câmeras de segurança em todas as escolas públicas no âmbito do Município. Como forma de prevenção aos ataques que aconteceram no Brasil no inicio do ano.