16/062023
O prédio da Academia da Saúde Teresinha Maria Franklin Gonçalves, onde também funciona o Departamento Municipal de Endemias, na Avenida Tertuliano de Moura Bueno, ao lado do Posto de Saúde da Mulher no Bairro São Rafael foi invadido, vandalizado e furtado na noite desta quarta-feira (14).
Os estragos na instituição foram descobertos na manhã desta quinta-feira (15), pelos funcionários da unidade no início da jornada de trabalho em atendimento à população.
Os vândalos quebraram as fechaduras das janelas que dão acesso a sala da gerência para invadir o local. No interior do prédio, furtaram uma CPU de computador, um monitor de 21 polegadas e um notebook. Os vândalos também arrombaram uma janela que dá acesso ao saguão de reuniões onde são guardadas duas motocicletas para uso do Departamento de Endemias. As duas motocicletas de marca Honda CG160 tiveram seus painéis danificados pelos vândalos na tentativa de realizar ligação direta para o furto. Do local também foi furtado uma bolsa marrom com a descrição "Vigilância Ambiental Combate a Endemias". Os indivíduos também danificaram o forro de prédio.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira dos Reis, a unidade vai continuar funcionando normalmente após o ato criminoso. "Já acionamos os organismos de segurança e um boletim de ocorrência foi registrado. O atendimento à população não será interrompido",destacou o secretário.
Na semana passada, a Unidade Básica de Saúde Dirceu Silveira Bueno no Bairro Gralha Azul, também foi invadida e furtada. Do local, foram furtados um computador completo, dois tablets, um forno micro-ondas e um aparelho de TV de 55 polegadas.
Preocupada com os constantes atos de vandalismo contra o patrimônio público, a Prefeitura de Ibaiti convida a população a ajudar na conservação dos bens públicos e denunciar crimes praticados contra o patrimônio do povo.
As denúncias podem ser feitas pelos telefones 43 3546-1011 - Polícia Civil e 190 - Polícia Militar.
"Pedimos a ajuda da população para denunciar os atos de destruição do nosso patrimônio público", pediu o prefeito Dr. Antonely Carvalho.
"Nossas escolas, CMEIs, complexos esportivos, unidades de saúde, centros culturais e outras instituições municipais são investimento e dinheiro público. Com a ação de vândalos e furtadores a população é a maior lesada, porque é ela quem paga os impostos para que haja serviços públicos de qualidade para nossa gente", lembrou Dr. Antonely Carvalho.
Edição: Gilson Sarrafho/Assessoria de Comunicação