Geral Copel
Copel é listada em ranking de empresas que mais crescem no Brasil
Companhia integra ranking da plataforma InfoMoney de informações financeiras, que aponta melhores performances e consistência de resultados.
13/11/2024 18h01
Por: Neymar Bandeira Fonte: Secom Paraná

A Companhia Paranaense de Energia faz parte de uma lista divulgada nesta quarta-feira (13), que elenca as empresas com maior crescimento recente entre aquelas de capital aberto, listadas na bolsa de ações brasileira (B3) e que possuem ações negociadas também nos Estados Unidos. O Elite InfoMoney 2024 avaliou em detalhes o desempenho das empresas, partindo de um conjunto de indicadores financeiros e de marca que mensuram a performance e a consistência dos seus resultados.

Esta é a primeira vez em que o InfoMoney – um dos maiores sistemas de informação econômica, financeira e de investimentos do Brasil, com abrangência internacional – divulga esse tipo de ranking. As 88 empresas que compõem a lista final são as que apresentaram crescimento mais consistente em seis indicadores financeiros e de marca considerados: Receita, Margem Líquida, Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE), Dividendo x Patrimônio Líquido (PL), Prêmio x Ibovespa e Valor de Marca.

A análise horizontal dos resultados das empresas foi realizada pela Elos Ayta Consultoria. Foram utilizados dados financeiros – referentes aos exercícios de 2021, 2022 e 2023 – coletados na plataforma Economatica, e informações cedidas pela TM20 Branding Design Bridge e Partners e Landor, referentes aos anos de 2022, 2023 e 2024.

A Copel foi descrita como empresa de capital aberto no Brasil desde 1994 e a primeira empresa do setor elétrico nacional a ser listada na Bolsa de Nova York, em 1997. Como destaque, os dados sobre o desempenho recente da Companhia: apresentou receita de R$ 21,4 bilhões em 2023, e a cotação das suas ações (CPLE6) superou o Ibovespa em 2021, 2022 e 2023.

O presidente da empresa, Daniel Slaviero, comemorou o reconhecimento, destacando que ele reflete a disciplina de uma gestão que está levando a corporação a ser mais ágil e eficiente. “Nos últimos anos ganhamos muito em eficiência operacional, e este processo está ainda mais acelerado. Como uma corporação de capital disperso, a Copel agilizou seus processos para investir com assertividade, atender o cliente com qualidade e garantir resultados consistentes que terão reflexo também a longo prazo”, avalia.