O evento faz parte do projeto de extensão Licenciandos de Matemática em Ação (Lema) e foi organizado pelos professores Marcos Teixeira Alves, Margarete Aparecida dos Santos e Scheila Valechenski Biehl do Departamento de Matemática e Estatística e pelos alunos do 1° e 2° anos do curso de Licenciatura em Matemática matriculados nas disciplinas de prática extensionista. “É uma ação que visa trabalhar com uma das atividades humanas antigas que todos apreciam muito: os jogos, incentivando o seu uso para motivar o estudo da disciplina de Matemática na Educação Básica”, explica o professor Marcos. “Além do seu potencial lúdico, os jogos potencializam a resolução de problemas, o raciocínio lógico, a busca por estratégias e a criatividade que são essenciais para a aprendizagem”.
“É muito interessante ver as crianças se interessando pela matemática de uma forma mais lúdica”, avalia o aluno do segundo ano da Licenciatura em Matemática Estevan de Almeida Scaliante. Para ele, o que fascina é ver os pequenos aprendendo lógica e operações matemáticas de forma indireta. “Eu acredito que esse tipo de atividade desconexa do ambiente escolar e do ambiente da Universidade, mais voltada realmente para a extensão universitária é muito importante, porque a gente tem realmente um contato com o público que a gente vai trabalhar futuramente, principalmente na área da licenciatura”.Houve meses de preparação para chegar à grande final, no último sábado. Em agosto, os professores inscritos tiveram uma formação sobre os jogos escolhidos – para os alunos do 1º ao 3º ano (level 1), o jogo era “Gatos e cães”; e para o 4º e 5º ano, “Semáforo”. Nos meses seguintes, aconteceram as seletivas internas em cada escola, em que foram escolhidos os representantes de cada nível para a Grande Final, em que participaram 13 escolas, com 44 alunos.
Os vencedores do Level One foram: com o Ouro, José Augusto Faria Pechegoski, da Escola Municipal Professora Maria Vitória Braga Ramos; Prata, Lorenzo Casagrande, do Colégio Marista Pio XII; e Bronze, Pedro Enrico Prochner, do Colégio Marista Pio XII. No Level Two, quem levou o Ouro foi Pietro Campos Clazer, do Colégio Alfa; a Prata, Allana Nicoluzzi Portela, da Escola Elite Tales de Mileto; e o Bronze, Isabelle Scheffer Alegre, do Colégio Integração.
As avaliações finais foram positivas, como sinaliza o professor Marcos. “O evento também contribuiu no sentido de proporcionar maior interação nas aulas e também com as famílias, onde os alunos puderam jogar com seus amigos e familiares”. Dentre os comentários das famílias, elogios e relatos de que a experiência retirou as crianças do ambiente virtual e proporcionou interações reais. “Ficamos empolgados com o evento, e já para a segunda edição teremos uma novidade: iremos incluir o Ensino Fundamental II, com os níveis: Level Three (6° e 7° anos) e Level Four (8° e 9° anos)”, antecipa.
Texto e fotos: Aline Jasper