Segurança Segurança Pública
PCPR na Comunidade levará serviços a mais quatro municípios nesta semana
Ações vão atender moradores de Arapongas, Carlópolis, Joaquim Távora e Ivaiporã. Público terá acesso a emissão de boletim de ocorrência e de atest...
12/11/2024 08h06
Por: Neymar Bandeira Fonte: Secom Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levará serviços de polícia judiciária, orientações e exposições aos moradores de Arapongas, Carlópolis, Joaquim Távora e Ivaiporã ao longo desta semana.

O PCPR na Comunidade em Arapongas será de terça (12) a quinta-feira (14), das 9h às 17h, na Estação das Feiras, na Rua Jandaia, nº 300, no centro da cidade, em parceria com o programa Paraná em Ação, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Seju).

Em Carlópolis, as ações ocorrem também de terça (12) a quinta-feira (14), das 9h às 17h, no barracão da Igreja Matriz, na Rua Padre Hugo, nº 910.

Nos dois eventos serão disponibilizados registro de boletins de ocorrência, emissão de atestados de antecedentes criminais e a confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para aqueles que fizeram agendamento prévio.

Em Joaquim Távora, o PCPR na Comunidade será durante o 33º Rodeio Tavorense, de quarta-feira (13) a domingo (17), no Centro de Eventos Marco Antônio Vieira, das 17h à meia-noite. Os policiais civis estarão disponíveis para registrar boletins de ocorrência, com exposição de materiais táticos e bélicos, além de viaturas da PCPR.

Em Ivaiporã, o programa ocorrerá durante a Exposição Agropecuária e Industrial, de domingo (17) a quarta-feira (20), no Parque de Exposições de Ivaiporã, das 16h às 22h. Serão disponibilizados serviços como registro de boletins de ocorrência e exposições.

Em todos os eventos, os policiais civis estarão à disposição para oferecer orientações, distribuir materiais educativos, realizar atividades lúdicas para crianças e apresentações de perícia papiloscópica.

ATENDIMENTOS– O PCPR na Comunidade levou serviços a mais de 2,9 mil pessoas entre quarta-feira (6) e sábado (9) em Mandaguari, Rolândia e Londrina, no Norte do Estado. No total, foram emitidos cerca de 1,4 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN).

A servidora pública Letícia Yana esteve no evento em Londrina para confeccionar a CIN das filhas. Ela aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas com os policiais civis e pegar materiais educativos para as crianças.

“Elas já tinham a carteira de identidade de quando eram pequenas, mas aproveitei para renovar, pois elas ainda não escreviam na época em que fizemos. Agora, elas terão o documento com a própria assinatura”, comentou.

O evento em Mandaguari foi realizado em parceria com o Paraná em Ação, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná (Seju), enquanto em Rolândia e Londrina ocorreu em conjunto com o programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná.

“Os eventos do PCPR na Comunidade alcançaram um público significativo e ofereceram serviços essenciais, fortalecendo a conexão entre a polícia e a comunidade", afirmou João Mário Goes, coordenador do programa.

ATENDIMENTO VOLANTE – Durante a ação em Londrina, os policiais civis também fizeram um atendimento volante para a confecção da Carteira de Identidade. A equipe de papiloscopistas foi até uma residência para emissão do documento de pessoas com capacidade motora reduzida.

O serviço de atendimento volante existe desde 1994 e garante direito aos cidadãos vulneráveis e com restrição de mobilidade. O policial civil se desloca até o endereço indicado para que ele tenha o documento oficial de identidade.

PCPR NA COMUNIDADE– O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.