Geral Amep
Amep e órgão metropolitano de Barcelona discutem mobilidade
O diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, cumpriu agenda de intercâmbio na Área Metropolitana de...
08/11/2024 16h58
Por: Neymar Bandeira Fonte: Secom Paraná

Na semana do Congresso Mundial de Cidades Inteligentes – Smart City Expo Congress, em Barcelona, na Espanha, o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, cumpriu agenda de intercâmbio na Área Metropolitana de Barcelona (AMB), órgão responsável por coordenar as funções públicas de interesse comum dos 36 municípios que compõem a Região Metropolitana da principal cidade da Catalunha.

Paralelamente aos compromissos Congresso, Santos participou de reuniões na sede da AMB para debater experiências, especialmente nas áreas de mobilidade e transporte coletivo. O órgão é uma referência mundial na implantação e gestão de transportes públicos integrados em diversos modais.

“Nesse momento importante em que o governador Ratinho Junior criou a Amep e estamos diante do processo de concessão do transporte coletivo metropolitano de Curitiba, essa troca de informações tem grande relevância para que possamos avançar e garantir serviços eficazes à sociedade”, explica Santos.

Como primeiro resultado prático desse intercâmbio, já foi definida a criação de um cronograma de videoconferências entre técnicos das duas instituições, com a possibilidade de formalização de um termo de cooperação entre a Amep e a AMB – o objetivo é construir, de forma contínua, ações nas áreas de planejamento urbano, mobilidade e transporte público.

CONGRESSO- Durante sua participação no congresso de cidades inteligentes, Gilson Santos teve a oportunidade de conhecer e dialogar sobre experiências nas áreas de planejamento urbano, mobilidade e transporte coletivo com diferentes atores governamentais de regiões importantes da Europa e, também, com empresas internacionais que atuam no suporte a políticas públicas.

Ele também acompanhou parte da programação da agenda da comitiva brasileira, que contou com representantes da Invest Paraná e da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), entre outros agentes públicos.