Esportes Esporte
Atletas do paradesporto são homenageados na Assembleia Legislativa do Paraná
Foram 89 homenageados. Medalhista na Olimpíada de Tóquio, Giovani Vieira de Paula, da paracanoagem, e o treinador de parataekwondo Rodrigo Ferla r...
25/04/2024 08h10
Por: Neymar Bandeira Fonte: Secom Paraná

Atletas e técnicos paradesportivos receberam nesta quarta-feira (24) uma homenagem da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Foram 89 homenageados em Sessão Solene que lotou a Casa, também com a presença de familiares e admiradores. O medalhista na Olimpíada de Tóquio Giovani Vieira de Paula, da paracanoagem e o treinador de parataekwondo Rodrigo Ferla receberam a homenagem em nome dos demais. A iniciativa foi proposta pelo deputado Pedro Paulo Bazana, diretor social da Federação das Apaes do Paraná (Feapaes).

O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, afirmou que o Paraná se tornou referência nacional no paradesporto, resultado de investimentos do Governo do Estado em iniciativas como o Proesporte, programa de incentivo e fomento ao esporte, e o Geração Olímpica e Paralímpica, de apoio financeiro a atletas e treinadores, por meio de bolsas.

“A comunidade do paradesporto nos dá exemplos de luta, de perseverança e, principalmente, de organização” disse Wirbiski. “O paradesporto do Paraná é exemplo para o Brasil, com treinadores de destaque, como o Rodrigo Ferla, um dos melhores treinadores do parataekwondo do mundo, e de tantos outros atletas e treinadores que vão representar o Brasil na próxima paralimpíada. Para nós é um orgulho”.

Ele também celebrou as conquistas recentes. Entre as principais conquistas estão as 15 medalhas de ouro, 16 de prata e 13 de bronze conquistadas nas últimas Paralimpíadas Escolares e as três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze nas Paralimpíadas de Tóquio.

Rodrigo Ferla, eleito o melhor técnico de mundo de parataekwondo em 2021 e 2023, disse que o reconhecimento se dá pelas conquistas e, também, por levar a bandeira do Paraná para fora do País. “Estamos sempre andando juntos com o Governo do Paraná, participando de seus projetos. Essa homenagem é o reconhecimento por uma vida dedicada ao paradesporto”, destacou.

FESTIVAIS REGIONAIS– Na solenidade foram citadas algumas iniciativas de apoio e fomento ao paradesporto. Uma delas é o Festival Paradesportivo das Regionais, desenvolvido pela Secretaria estadual do Esporte, por meio da Coordenação de Paradesporto, Coordenação dos Escritórios Regionais do Esporte e os municípios-sedes.

O festival oferece oficinas de Atletismo, Golf-7 e Vôlei Sentado e dá mais visibilidade aos esportes para pessoas com deficiência. Já foram atendidas as regionais de Cornélio Procópio, Londrina, Guarapuava, Pontal do Paraná, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Maringá, Campo Mourão, Paranavaí e Campo Largo. Outras três edições estão previstas para acontecer até agosto: União da Vitória (14 de maio), Umuarama (3 e 4 de junho) e Ivaiporã, em data a ser definida.

CENTRO DE REFERÊNCIA– Em uma parceria entre a Secretaria estadual do Esporte, o Comitê Paralímpico Brasileiro e os municípios paranaenses foi criada recentemente uma rede de desenvolvimento do paradesporto. Trata-se de um projeto pioneiro do Paraná, com o objetivo de captar novos atletas e oportunizar locais de excelência para o treinamento nas modalidades paradesportivas.

A meta é implantar dez centros até o fim de 2024. Até o momento, as atividades já foram iniciadas em Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Telêmaco Borba, Ponta Grossa e Maringá. O de Curitiba aguarda assinatura do termo, enquanto os de Londrina e Foz do Iguaçu devem ser implantados até setembro.

Em 2023, Curitiba também se tornou sede do Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas, onde passaram a ser desenvolvidas modalidades de vôlei sentado, futebol praticado por cegos, goalball e bocha paralímpica – todas serão disputadas nos Jogos Paradesportivos.

Na sede da Secretaria, no Capão da Imbuia, são desenvolvidas atividades de rugby em cadeira de rodas e golfe 7; e no Complexo Esportivo Tarumã, a escolinha de esportes oferece iniciação esportiva para crianças com transtorno do espectro autista (TEA).

Lista dos homenageados:

No Atletismo foram homenageados Adriano Expedito Pereira e Daniel G. Oliveira de Ribeirão do Pinhal; Adrielle Fernanda Martins dos Santos de Pinhais; André Luiz Pires Mathias de Paranaguá; Edevaldo Pereira da Silva de Cruzmaltina; Isadora Venâncio de Oliveira e Silvio Victor de Cornélio Procópio; Pamela Iracema Aires de Ponta Grossa; Silmara Aparecida Franca de Matinhos; Viccenza Milléo Bini de Almirante Tamandaré; e Waldemir Antônio de Oliveira de Londrina.

O Badminton foi agraciado com David Lucas Alves, Edwarda de Oliveira Dias, Italo Hauer Antonacio, Rogério Júnior Xavier de Oliveira e Vitor Gonçalves Tavares de Curitiba e Derik Luis Burbella de Maringá. No Basquete em Cadeira de Rodas, receberam homenagens Alexsander de Oliveira Rodrigues e Franciele Aparecida da Costa de Castro e Denise Eusébio de Cascavel.

A Bocha foi representada por Andressa Tathiane Martins, Bianca Gonçalves Ribas e Darlan França Ciesielski Júnior de Curitiba. Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos de Pinhais e Felipe Antônio Sista de Campo Magro também recebendo louvor.

Para a Canoagem, o reconhecimento ficou com Adriana Gomes de Azevedo e Mari Christina Santilli de Curitiba; e Anderson Mario Miranda, Brenda Kelen Fernandes de Almeida, Erick Fernando Gomes Farias e Igor Alex Tofalini de Londrina e Giovani Vieira de Paulo de Apucarana.

No Ciclismo, os homenageados foram Carlos Eduardo Rossi, Edvan Dias de Souza e Gilce Cristina Duarte de Oliveira Cortes de Maringá; e Elielson Rodrigues de Cascavel e Victória Maria de Camargo e Barbosa de Londrina. Na Esgrima em Cadeira de Rodas, os tributos foram a Carminha Celestina de Oliveira de Fazenda Rio Grande, Ícaro Zagrobelny Moura, Izaias Monteiro da Silva e Sandro Colaço de Lima de Curitiba e Rodrigo Massarutt da Silva de Piraquara.

O Futebol de 5 teve homenagem para Cássio Lopes dos Reis e Emerson de Carvalho de Curitiba, Edivan de Freitas da Silva de Colombo e Tiago da Silva de Pinhais. No Goalball os homenageados foram Diego Alexandre da Rocha, Guilherme Lucas da Silva Almeida e Marcio Rafael da Silva de Londrina.

No Judô, foi homegeada Meg Rodrigues Vitorino Emmerich de Maringá. No Levantamento de Peso, Dorival de Jesus Jorge, Marcia Cristina de Menezes e Marcos Antônio de Macedo de Londrina. Na Natação, André Yamazaki Pereira, Beatriz Borges Carneiro, Débora Borges Carneiro, Matheus Junio Brambilla e Mirian Rose Garcia Gouvêa de Maringá; Arthur Miguel dos Santos Ferreira e Bianca Lubian de Curitiba; Carlos Augusto Alencar de Carvalho de Cascavel; Emanuelle Victoria Sá de Araújo de Mandaguari; Igor Felipe Domingues Masena de Pinhais; e Nicolas Bem-Hur Gonçalves de Assis de Araucária.

O Rugby em Cadeira de Rodas homenageou Anderson Kaiss, Gerson Andre Vieira, Marcelo Martins Kamarowki, Raphael Demóstenes Cardozo e Ricardo Gomes Franchini de Curitiba. O Taekwondo, Camila Macedo dos Santos e Pedro Vieira Júnior de Maringá, e Carlos Geraldo Coelho Alves Júnior e Rodrigo Ferla Martins de Curitiba.

No Tênis de Mesa foram lembrados Benedito Rodrigues de Oliveira, Claudiomiro Segatto e Melanie dos Santos Burlamarqui de Curitiba; Cincler Trevisan de Quatro Barras; Eziquiel Babes de Guarapuava e Gabriel Eiti Yamazaki Kikuchi de Londrina. No Tênis em Cadeira de Rodas, Adriano Correia Gonçalves dos Santos de Maringá e Cristiano Pereira de Brito de Curitiba.

O Tiro Esportivo teve como homenageados Ailton Balbino da Silva de São José dos Pinhais, Carlos Henrique Prokopiak Garletti de Ponta Grossa, James Walter Lowry Neto e Sergio Adriano Vida de Curitiba, enquanto no Triathlon a homenagem foi para Ronan Nunes Cordeiro de Curitiba. No Vôlei Sentado o tributo ficou com Alex Pereira Witkoski de Araucária.