Esportes São Paulo
Casa Branca dá a largada para os Jogos da Melhor Idade
Logo após o acendimento da tocha, disputa de coreografias distribuiu as primeiras medalhas do Jomi 2024 O post Casa Branca dá a largada para os Jog...
17/04/2024 16h50
Por: Neymar Bandeira Fonte: Secom SP

Com direito a show de luzes, DJ e uma grandiosa cerimônia de abertura, os Jogos da Melhor Idade (Jomi) deram início à sua 26ª edição na noite de terça-feira (16), em Casa Branca. Criado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo com o intuito de promover a inclusão, o bem-estar e a prática esportiva para a terceira idade, o Jomi passa por oito cidades e estima levar mais de 15 mil atletas para a competição.

O município de Casa Branca, com pouco mais de 30 mil habitantes, iniciou a primeira etapa dos Jogos da Melhor Idade 2024 com uma cerimônia de abertura grandiosa. O evento, realizado no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Antonio de Castro Carvalho, contou com a presença de autoridades locais, 38 municípios participantes e mais de mil atletas. A noite foi marcada por um espetáculo de luzes, apresentações de DJ, ginástica local e o acendimento oficial da tocha da competição.

“É uma alegria para Casa Branca servir como sede do Jomi, e o acendimento da tocha trouxe uma luz especial à nossa cidade. Esta edição já se tornou um dos momentos mais significativos da minha vida, pois o acendimento foi verdadeiramente magnífico”, conta o atleta de 60 anos, César Lopes, que compete em coreografia e vôlei adaptado.

A primeira etapa do Jomi, que se estende até o dia 21 de abril, traz à disputa 14 modalidades esportivas, proporcionando aos atletas com mais de 60 anos cinco dias de atividade física e esportiva. Entre as modalidades disponíveis estão atletismo, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol adaptado, dança de salão, bocha, buraco, coreografia, damas, dominó, malha, truco e xadrez.

Com um torneio diversificado, os Jogos da Melhor Idade incentivam não apenas a prática esportiva, mas também promovem o convívio social e o espírito de competição de forma saudável e inclusiva. A competição é uma oportunidade para que os atletas 60+ demonstrem suas habilidades, compartilhem experiências e fortaleçam os laços de amizade. “Participo do JOMI há 11 anos e nunca o encarei como uma competição, mas como um espaço para fazer novos amigos, praticar esportes e mostrar a todos que o vôlei e o xadrez não são apenas para os jovens”, destaca a atleta Vera Alice Sartori, de 70 anos, de Casa Branca.

Além de Casa Branca, o JOMI passará por outras sete etapas, e os campeões nas categorias masculino e feminino de cada modalidade se classificarão para a final estadual.

Conheça todas as cidades por onde o Jomi 2024 vai passar:

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap