Esportes Esporte
Com nocautes, paranaenses se destacam no principal torneio de kickboxing do País
Torneio de maior relevância da modalidade no Brasil, realizado no principal palco esportivo do Estado, teve como vencedores dois curitibanos: Petr...
25/03/2024 12h30
Por: Neymar Bandeira Fonte: Secom Paraná

Os paranaenses foram destaques no WGP Kickboxing 73, evento de maior relevância da modalidade no País, disputado neste sábado (23), no Complexo Esportivo Tarumã, em Curitiba. O público pôde conferir 20 lutas. A principal confirmou a hegemonia de Petros Cabelinho no esporte. O curitibano, campeão dos meio-médios, garantiu mais uma defesa de título ao nocautear Marcio de Jesus, multicampeão de muay thai, no quarto round.

Além dele, Jennifer Maia, também de Curitiba, venceu a luta no leve feminino. Ela bateu a argentina Yanet Maestrojuan e garantiu o título interino. No quarto round, após um golpe no ombro, a argentina teve uma lesão e foi impedida de continuar no combate.

O WGP73 também inaugurou o Super 8 Challenger GP dos Super-Leves, torneio que reúne oito dos melhores atletas da divisão para um embate no formato de mata-mata. Nesta edição aconteceram as duas primeiras quartas de finais. No primeiro duelo, o paranaense Vinicius Mestrinier, de Maringá, venceu o paraguaio Braian Venega. No outro, o argentino Niko Vega e o brasileiro Gabriel de Lima fizeram um embate muito equilibrado, com ligeira vantagem para o brasileiro, que conseguiu um knockdown no último round para garantir a vitória e a vaga nas semifinais.

O diretor de Grandes Eventos da Secretaria estadual do Esporte (SEES), Clésio Prado, disse que o WPG 73 foi um sucesso. “O kickboxing é uma das dez modalidades disputadas no principal evento de artes marciais do Estado, o Paraná Combate. E quem foi ao Tarumã, principal palco do esporte paranaense, teve a oportunidade de assistir a um espetáculo de kickboxing com grandes lutadores e uma estrutura profissional”, disse. “Faz parte da política pública do Estado para o esporte proporcionar o acesso da população a eventos de relevância como esse”.

Paulinho Zorello, presidente do WGP, destacou a empolgação com o início de mais uma temporada. “Abrir o ano em Curitiba foi muito especial, um lugar que sempre foi um dos berços da luta em pé e também nos recebeu tão bem todas as vezes que estivemos aqui”, disse. A próxima edição do WGP acontece em Buenos Aires, no dia 27 de abril.

Confira os resultados do torneio WGP 73:

PRINCIPAIS

MEIO MÉDIO (ATÉ 71,8 KG): Petros Cabelinho venceu Marcio de Jesus por nocaute

LEVE FEMININO (ATÉ 60 KG): Jennifer Maia venceu Yanet Maestrojuan por nocaute

PESO CRUZADOR (ATÉ 85,1 KG): Matheus Nogueira venceu Anderson Boyka por decisão unânime

PESO SUPER LEVE (ATÉ 64,5 KG): Gabriel de Lima venceu Niko Vega por decisão unânime e Vinicius Mestrinier venceu Braian Venega por nocaute

SUPER LUTAS

PESO CRUZADOR (85,1KG): Allyson Campos venceu Irwing King Kong por decisão unânime

PESO SUPER MÉDIO (78,1KG): Marcos Carvalho venceu Gilberto Naka por decisão unânime

PESO MEIO MÉDIO (71,8KG): Kadu Lima venceu Otacilio Cena por nocaute

PESO LEVE (60KG): Fernando Mineiro venceu German Badallo por decisão dividida

PESO CASADO (75KG): João Fejaozilla venceu Ricardo Treta por decisão unânime

PESO SUPER LEVE (66,8KG): Hygor Vieira venceu Guilherme Antunes por decisão dividida

PARANÁ COMBATE– Na sua quarta edição, o Paraná Combate 2024 será em Pato Branco, no Sudoeste, entre 11 e 15 de setembro. Além do kickboxing, a competição envolve nove outras modalidades: boxe, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, kung-fu, muay thai, taekwondo e wrestling. O Paraná Combate é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com as federações das modalidades. As duas primeiras edições (2021 e 2022) aconteceram em Londrina. Ano passado, Cascavel sediou o torneio, com participação de 2.268 atletas.